Empreendedores periféricos mostram a potência criativa de seus negócios na Feira Prospera do Empreendedor
A Feira Prospera do Empreendedor é uma ação do Projeto PROSPERA que fomenta a economia local e o desenvolvimento dos territórios através da geração de renda e conexões empreendedoras. Micro e pequenas empresas do Complexo da Maré irão expor seus produtos e serviços, promovendo um espaço de inovação, inclusão e valorização do empreendedorismo comunitário. Segundo …
A Feira Prospera do Empreendedor é uma ação do Projeto PROSPERA que fomenta a economia local e o desenvolvimento dos territórios através da geração de renda e conexões empreendedoras. Micro e pequenas empresas do Complexo da Maré irão expor seus produtos e serviços, promovendo um espaço de inovação, inclusão e valorização do empreendedorismo comunitário.
Segundo especialistas do Instituto BR, os empreendedores periféricos são os mais marginalizados e, muitas vezes, desbancarizados, o que dificulta o acesso a linhas de crédito e reduz a capacidade de crescimento.
“O micro e pequeno empreendedor periférico frequentemente começa com capital inicial baixíssimo, redes menores de apoio e menos acesso a crédito formal, o que reduz a capacidade de escalar e de atravessar crises. Precisamos levar um mínimo de conhecimento para esses empreendedores para que eles conheçam os caminhos dos financiamentos e especialização nas suas áreas”, explica Vinicius Wu, diretor executivo do projeto Prospera.
Um levantamento do Sebrae-RJ revela que há mais de 1,1 milhão de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Estado, além de centenas de milhares de micro e pequenas empresas, concentradas principalmente nos setores de serviços e comércio.
“Na cidade do Rio, onde a informalidade e a periferia têm papel social e econômico relevantes, esses micronegócios são essenciais para geração de renda e inovação local. O empreendedorismo comunitário merece políticas ajustadas e um olhar específico”, reforça Wu.
A Feira Prospera do Empreendedor é um espaço de conexão, aprendizado e visibilidade, que traz o empreendedor para o centro das discussões e mostrando caminhos para potencializar produtos e serviços. A feira ainda conta com atividades de networking e apresentações culturais.
“Queremos que cada participante saia daqui com novas perspectivas e ferramentas para transformar seus negócios”, conclui Vinicius Wu.
Sobre o Instituto BR
O Instituto BR desenvolve projetos de impacto em economia criativa, empreendedorismo, cultura, esporte, educação, sustentabilidade e formação profissional. Presente em todas as regiões do país, atua desde a concepção até a gestão, monitoramento e prestação de contas, garantindo transparência, excelência e eficácia em suas iniciativas.
Presente em todas as regiões do país, o Instituto BR conta com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Goiás, Amapá e Piauí, atuando na concepção, na gestão, no monitoramento e prestação de contas de projetos, garantindo transparência, excelência e eficácia na realização de suas iniciativas.
Sobre o Sebrae RJ
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial.
Serviço
Feira Prospera do Empreendedor Data: 20 de dezembro, das 10 às 16 horas Local: Avenida Brasil, 6300 – Nova Holanda – Complexo da Maré Evento gratuito Gastronomia, serviços, beleza, sorteios, atividades de network, apresentações culturais e muito mais.
Acessibilidade: a Feira Prospera do Empreendedor conta e recursos como intérpretes de Libras e infraestrutura adaptada.
